Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Quais benefícios obtenho com o registro?

Quais Documentos Podem Ser Registrados?

Lista de Documentos

Quais benefícios obtenho com o registro?

Exemplos de documentos que devem ser registrados para ter validade contra terceiros

Exemplos de documentos pessoais que devem ser registrados para efeito de conservação e perpetuidade

Com o registro você garante a publicidade, a conservação, a perpetuidade, a autenticidade, a validade contra terceiros, a fixação da data da realização do negócio, a segurança e eficácia daquele negócio jurídico.

O registro de um documento torna público o seu conteúdo, podendo fazer prova disso perante terceiros. E pelo fato de ter sido registrado em um serviço público, ele prova, além do conteúdo, a data de sua apresentação. Assim, mesmo que o original venha a ser extraviado, o 2º RTDPJ poderá emitir uma certidão que tem o mesmo valor do documento original registrado.

Assim, quando se registra um contrato particular, ele prova as obrigações assumidas pelos contraentes perante o juízo ou fora dele, a qualquer tempo. Não adianta o contrato ser rasgado ou adulterado no futuro. Mesmo que o contrato venha a ser queimado, roubado, extraviado, a cópia registrada permanecerá intacta eternamente à disposição de qualquer interessado.

O mesmo vale para uma letra de música ou para um testamento particular, cuja autoria e data de sua criação poderão ser provadas a qualquer tempo mediante uma simples certidão desse cartório.

 

Rua do Imperador Dom Pedro II, 370 - Bairro Santo Antônio - Recife - PE